sábado, 14 de junho de 2008

Falling Down/ Um dia de fúria

Joel Schumacher está longe de ser um dos meus diretores favoritos, ainda não engulo porcarias que ele fez, como destroçar o batman do Tim Burton, ou dirigir fitas muito chatas, como 8mm. Mas ocasionalmente até acerta, como no "Tempo de matar" ou "Por um fio". Michael Douglas eu até gosto, mas com cautela. Acho legalzinho o Black Rain e a duologia das esmeraldas e jóia do nilo que imita feio o Indiana Jones. Mas detesto coisas como atração fatal e assédio sexual. Acontece aqui um "milagre" que o Michael como produtor, fez. Juntou-se ao diretor e a o excelente Robert Duvall e criaram esse filme exelente. Provavelmente um dos maiores "clássicos" dos anos 90, na minha opinião. A histórina nem é assim tão original, ams o que importa é como é conduzida. Wilhiam Foster, um esecutivo está preso num engarrafamento desgraçado num puta dia maldito de calor em Los angeles. O cara pira e sai andando, abandonando seu carro. A partir daí, explora a vida urbana em várias faces, Wilhian só diz"estou indo pra casa" e sua jornada até ela é uma explosão de desabafo que qualquer cidadão já pensou em fazer ao menos uma vez! No seu caminho aparecem mendigos, gangues, exploradores, ricos, enfim, uma síntese de toda classe social. O único que leva sua neurose a sério é um policial em seu ultimo dia antes da aposentadoria( Duvall). O tira segue os passos de Wilhiam e vai compreendendo cada vez mais os sentimentos do pirado. É um puta filme policial, com porrada, tiroteio,etc. Mas também com conteúdo, com mensagem. Pena que não é um filme mais conhecido, pois ele é muito bem feito, conduzido de forma imparcial, para que o espectador julgue por conta própria quem está certo ou errado. Eu amo esse filme, que expressa a minha vontade de muitas vezes em pegar um taco de beisebol ou em armas e sair por ai fazendo a minha justiça. Recomendo esse filme a todo mundo.
Falling Down/ Um dia de fúria. EUA 1993. Direção Joel Schumacher. Elenco: Michael Douglas, Robert Duvall.

Nenhum comentário: