segunda-feira, 26 de maio de 2008

ATARI 2600- a porcaria gloriosa

Esse foi meu primeiro videogame, nos distantes anos 80. Analisando com os olhos atuais, ele é uma porcaria. Feio, desajeitado, com controles péssimos que quebravam fácil (isso é fato). E os jogos então, pior ainda. São bobos, com gráficos risíveis e enrredos simplórios. Pois é meu jovem, a véia aqui passou por isso, nos seus anos de molecagem e .... adorei. Apesar dos problemas acima citados, quem viveu aquela época sabe. Era muito divertido, sentar com os amigos, primos, etc, na frente do seu videogame e jogar um river raid!!! O atari foi lançado em 1977 no Estates e logo depois surgiu por aqui, com máquinas importadas. O Brasil tinha leis contra importação de eletrônicos, para fomentar a produção destes produtos por aqui. Então surgiram vários videogames brasileiros que rodavam cartuchos do atari ou adaptados. Eu já fui ter meu videogame depois do "boom" inicial dos games por aqui (que durou até 84/85). As vendas caíram e começou o declinío do atari. Mas como moro no interior, as coisas chegavam mais devagar naquela época. Ainda era meio que novidade por aqui um videogame (eles só foram se popularizar no ínicio dos anos 90). Então era complicado conseguir algum amigo que pudesse emprestar um cartucho. Porém os jogos eram relativamente baratos naquela época, pois havia várias empresas brasileiras que produziam os jogos aqui. Meu reinado com o atari durou pouco, depois veio o videogame que realmente marcou minha vida e minha memória afetiva, o Mega Drive, mas isso é outra história. Eu conheci o atari através do filho de um amigo do meu pai, fui na casa do garoto joguei, então me encantei. Cerca de um ano depois estava eu com meu videogame. Me lembro que gostava de jogar os "clássicos" river raid, pitfall, frogger, enduro e grand prix como todo mundo que tinha esse videogame. Mas em apaixonei de verdade por um tal de "hero", onde você era um boneco com hélices nas costas que soltava dinamite e um outro jogo onde vc controlava um carateca e soltava o braço em todo mundo. Enfim, depois de tantos anos eu reservo uam parte do meu carinho por ese videogame toscão. Embora nunca mais revisitei nenhum jogo dele, é muito fácil achar os emuladores. Uma recomendação a quem tem por volta dos 30 e quem quer conhecer o dinossauro dos games.

Nenhum comentário: