sexta-feira, 23 de maio de 2008

O GRANDE DRAGÃO MEDÍOCRE

Bom minha primeira dúvida foi como e sobre o que começar a falar nesse blog, já que eu quero falar de muita coisa, então decidi começar falando do meu primeiro "filme". O GRANDE DRAGÃO MEDÍOCRE".
Na verdade este filme foi concebido em 3 semanas, surgiu como uma brincadeira.
Estavamos eu e meu amigo Júnior jogando conversa fora, então eu falei: - Júnior , se eu tivesse uma câmera eu fazia um filme viu( tendo em vista que eu tinha um roteiro escrito, uma espécie de hermes e renato misturado com videogames que se chamava Popeye street fighter!). O Júnior tinha uma câmera( fotográfica) e disse: -Olha cara, eu tenho uma câmera, é só botarmos a mão na massa!!!
A príncipio imaginei que não conseguiríamos filmar em uma câmera de fotografia, mas quando me dei conta estavamos fazendo tetses com audio, movimentação etc. Não podia ter sido pior, a câmera não capturava o som, as imagens de muito movimento ficavam borradas e por falta de recursos financeiros não poderíamos filmar meu roteiro do Popeye (aliás muito melhor que o live action baseado no mesmo personagem do Robert Altman, rsrsrrs).
Nós não desistimos, pensei, se vai ser a única oportunidade, quer saber de uma cosia, vamos filmar, afinal só aprenderemos na prática!!! Escrevi um roteiro em 2 dias, que apresentava 15 min. Seria um curta satirizando os filmes oitentistas do Van Damme, principalmente kicboxer e o bloodsport. Ai estava outro problema: onde conseguir atores?!
O Danilo, era um careca maluco que havia apresentado Abim e Cael, uma peça de teatro que meu grupo falecido, Casas da sogra havia apresentado, ele era durão e ruinzão, rsrsrsrr. Cairia bem no personagem de vilão, principalmente por sua semelhança com o sagat. A gatinha oriental Carina Ito era uma amiga minha e do Júnior, nós a tapeamos, não dissemos que era uma produção tão sem recursos!!! Dizem que ela abomina o filme até hj, coitada. O Júnior foi a escolha natural para representar o Mestre Chakin, cujo nome não existia no roteiro, era só mestre, mas ele quis homenagear o Chapoilin colorado e resolvemos batiza-lo de Chakin! Para os capangas, eu tinha uns lutadores de verdade de kung-fu que um ano atrás eu havia contactado para o filme do Popeye, os caras se emplogaram, mas na hora de filmar, cadê os putos?! sumiram.... então não tive escolha, arrumei uns "moleques" numa oficina cultural, tendo em vista que meus outros amigos pularam fora quando descobriram que se tratava de um filme de luta!!
Bem, estando tudo acertado( ou não, rsrsr) começamos eu e o Júnior a filmar as cenas onde só estamos nós dois, o começo, a introdução e etc. infelizmente não tinhamos tempo, fazíamos tudo muito rápido, sem ensaios, praticamente de improviso. Mas por ser sem recursos, filmado em lugares públicos, com todos os figurinos sendo meus( tenho um estoque de fantasias aqui em casa!) conseguimos produzir o tal filme, e mais, numa mostra de empolgação Tarantina, rsrsrsrsr, filmamos por volta de 50 min, sendo que era pra ser um filme de 15 min! A edição demorou um pouco como sempre o filme ficou pronto em julho de 2007, três meses após ter sido concluido. Foi exibido numa festa na minha casa e em ararquara, cidade vizinha a minha , onde realizo um curso de ator! As criticas foram boas, um cara no you tube disse: -Não dá pra saber, se é comédia ou drama, o som está ruim os atores também. Meu professor de interpretação disse que as intrepretações estão lineares de mais, que não digerimos o texto e só o cuspiamos na tela, eles tem toda razão, rsrsrssr. O Grande dragão medíocre ( alías era pra ser o grande dragão cachaceiro, mas como vi que só tinha uma única cena com o protagonista bêbado resolvi mudar para "Medíocre") não é um filme bem feito, tendo em vista que filmavamos a luz do sol, sem refletores, tem erros de iluminação, alguns erros de montagem, erros de continuidade, som péssimo, mas dentro do que tinhamos ( que era praticamente nada) até que ficou assistível, a diversão está justamente nas referências a vários filmes B, videogames, animes e etc. E claro vai ganhar uma sequência, agora com uns atores "melhores", mais recursos e que já está 80% concluído. Enfim pra quem já viu desgraças como o Olum Savasçisi( o evil dead turco) ou o 3 dev adam e se divertiu, ou quem gosta de filmes caseiros eu recomendo esse.
























O Grande Dragão medíocre, brasil 2007, 45 min. Direção e roteiro Robson Datto, edição e FX Júnior Matinez.
http://www.youtube.com/watch?v=PrDh8C-tza4

Nenhum comentário: